Portal Municipal de Turismo de Ermo
Grutas

Gruta de São Donato

A Gruta de São Donato, na comunidade de Morro do Ermo, é outro atrativo na cidade. O local faz parte do turismo religioso, e esta no roteiro turístico da região. A festa em honra a São Donato acontece todos os anos, no primeiro domingo de agosto, reunindo milhares de fiéis e devotos. São Donato foi um sacerdote muito instruído, sábio e prudente, por isso se preocupava com a instrução do clero e da juventude. Era admirado pelos peregrinos. Escreveu diversas obras, das quais restou apenas um epitáfio, ditado para seu jazido, valoroso pelas suas informações autobiográficas; um credo poético, que recitou antes de morrer. A igreja católica atribuiu a São Donato a sobrevida de Euphrosina, cura da cegueira de Syriana, o exorcismo de Astérius e, além disso, a remontagem de uma taça quebrada por pagãos. É que mesmo incompleta, o conteúdo posto nela não derramou.

Museu Rural Municipal

26 de agosto, 2014